Sistemas de Comunicação Integrada I (1999/2000)

Sistema de Avaliação

1. Para efeitos de leccionação e de avaliação, o programa da disciplina é dividido em 3 partes (ver Programa): Parte I (1. e 2.), Parte II (3. e 4.) e Parte III (5., 6., 7., e 8.).

2. Existirão na disciplina dois sistemas de avaliação: a avaliação contínua e a avaliação por exame final, ambos permitindo por si sós a aprovação.

3. A avaliação contínua constará de duas componentes:

a) Um conjunto de 3 séries de problemas muito simples (uma por cada uma das 3 partes do programa) que serão entregues aos alunos nas aulas teóricas dos dias 14/10, 11/11 e 2/12 e cujas respostas, a dar no papel do respectivo enunciado, deverão ser entregues nas aulas teóricas, práticas ou de dúvidas, da semana seguinte.

b) Um conjunto de 3 testes (contendo questões menos simples que as das séries), com a duração de 1 hora e 30 minutos cada, nas 6ª feiras, dias 29/10, 26/11 e 17/12 (ver "avisos" na página principal).

4. Apenas serão admitidos ao 1º teste os alunos que obtenham 15 valores, ou 75%, na classificação da série relativa à matéria a avaliar nesse teste.

5. A admissão ao 2º teste ficará dependente da verificação cumulativa das seguintes duas condições:

a) Obtenção no 1º teste de uma classificação superior ou igual a 6.7 valores (33%).

b) Obtenção de uma classificação de 10, ou 50%, na série relativa à matéria a avaliar no 2º teste (esta condição é contudo dispensável para quem obteve no 1º teste 15 ou mais valores).

6. Ao 3º teste serão admitidos todos os alunos que obtiveram no 2º teste uma classificação igual ou superior a 6.7 valores.
Os alunos com nota do 2º teste no intervalo [ 6,0 ; 6,7 ] podem ir ao 3º teste mas terão de fazer uma prova oral sobre a Parte II se obtiverem aprovação por testes.

7. A lista dos alunos admitidos ao 1º, 2º e 3º teste serão publicadas, o mais tardar, respectivamente, nos dias 26/10, 23/11 e 16/12.

8. Obterá aprovação através da avaliação contínua quem conseguir uma média dos testes igual ou superior a 9.5, na condição de ter obtido uma classificação mínima de 6.7 no 3º teste. A classificação final é a média dos 3 testes (se igual ou superior a 9.5), adicionada de uma parcela proporcional à média das séries, no máximo de 1 valor.

9. Os exames têm a duração de 3 horas e a cotação das questões será indicada no enunciado.

10. A aprovação logo na prova escrita ficará condicionada à verificação cumulativa das seguintes duas condições:

a) Obtenção de uma nota mínima de 9.5 na prova escrita.

b) Obtenção de um mínimo de 33% da cotação total relativa a conhecimentos de cada uma das 3 partes da matéria.

11. No caso de cumprimento destas duas condições, a classificação final da disciplina será a classificação da prova escrita.

12. Serão admitidos a uma prova oral os alunos que não tenham ficado logo aprovados na prova escrita, quaisquer que tenham sido os motivos, desde que tenham obtido nessa prova uma classificação maior ou igual a 8.0.

13. A prova oral terá como único objectivo averiguar se o aluno merece obter aprovação na disciplina, não dando lugar a qualquer subida de nota relativamente à classificação da escrita, excepto, naturalmente, a subida mínima necessária para atingir os 9.5, quando for o caso.

14. O exame de 1ª época será no dia 17/12 em simultâneo com o 3º teste.

15. Os alunos já aprovados no ano lectivo transacto só poderão tentar obter melhoria de nota através de uma prova escrita de exame.

16. Os exames e os testes deverão ser executados nos espaços previstos no papel dos enunciados. No final das provas serão disponibilizados aos alunos os textos desses enunciados.

17. Nos testes e exames não é permitido o uso de máquinas de calcular, dada a natureza muito simples dos cálculos a efectuar.

18. É solicitada aos alunos a inscrição nos exames com uma antecedência mínima de 48 horas úteis relativamente à respectiva data.